Ensinos

1ª Atividade Extra-Classe

Desenhar em OpenGL um triângulo vermelho num fundo branco Tem que ser em OpenGL Não pode utilizar Glut. Alternativas: Qt 4.8.5 (Qt Creator e MinGW) WebGL JOGL etc. OBS: Se você quiser utilizar OpenGL com Qt, dê uma olhada no meu vídeo tutorial Criando uma Aplicação OpenGL com o Qt Creator.

Paradigmas de Linguagens de Programação

Ementa Estudos dos principais conceitos que permeiam as linguagens de programação nos diferentes paradigmas. Ao final da disciplina, o aluno deve ser capaz de analisar linguagens de programação sob diversos aspectos e escolher aquela que mais se adequa à implementação de um projeto. Exercícios Lista 1 (Entrega: Tarde 05/03/2012 - Noite 16/03/2012) Lista 2 (Entrega: Tarde 22/03/2012 - Noite 23/03/2012) Aulas Apresentação Baixe os Slides da Profª Karina Oliveira Links

Cálculo Numérico Computacional

Ementa Oferecer fundamentos e instrumentos da matemática aplicada e computacional, com a finalidade de permitir a resolução de problemas da pesquisa científica e tecnológica, que podem ser representados e resolvidos numericamente, envolvendo modelagem e simulação, exemplificando e resolvendo problemas numéricos em laboratórios. Listas Lista 1 (Entrega 15/03/2012) Lista 2 (Entrega 02/04/2012) Lista 3 (Entrega 31/05/2012) Lista 4 (Entrega 31/05/2012) Lista 5 (Entrega 28/05/2012) Lista para Final (Entrega 11/06/2012) Aulas

Tópicos Avançados em Banco de Dados I

Ementa Disciplina de conteúdo aberto. Objetiva apresentar e aprofundar aspectos avançados de Banco de Dados, selecionados em tecnologia de ponta e estado da arte, de acordo com necessidades específicas. Essa disciplina serve como mecanismo para viabilizar a introdução no curso de aspectos avançados em Banco de Dados, não abordados em outras disciplinas, que sejam de interesse particular para uma determinada turma, de relevância para o momento, que traduza a evolução tecnológica e/ou que aproveite experiência significativa de docente/profissional qualificado e disponível.

Programação Orientada a Objetos

Ementa Levar o aluno a discutir, exercitar e consolidar o uso de técnicas de programação que tenham um impacto considerável sobre a qualidade de software. Discutir aspectos de qualidade, modularidade, reusabilidade e manutenção de software. Estudar conceitos de programação orientada a objetos, ilustrando como os mesmos são representados em uma linguagem de programação. Projeto Projeto 2º GQ - Controle Acadêmico Projeto Exemplo - Banco Listas Lista 1 - Atividade Extra-Classe (Entrega 31/03/2011) Códigos

Estrutura de Dados

Ementa Capacitar o aluno a compreender, do ponto de vista da representação computacional e da utilização, a construção de algoritmos e estruturas de dados. Provas Prova 1ª Chamada (Resolução) Prova 2ª Chamada (Resolução) Listas 1ª Lista de Exercícios Códigos Fila (alocação dinâmica) Fila (vetor) Exemplo Estacionamento com Fila (vetor) Pilha (vetor) Exemplo Conversão Decimal para Binário com Pilha (vetor) Exemplo de Balanceamento de Parênteses utilizando Pilha Lista Encadeada (alocação dinâmica) Árvore Binária de Busca (alocação dinâmica)

Introdução à Programação II

Ementa Estudo das estruturas de dados básicas. Estudo dos algoritmos elementares de pesquisa em memória primária. Estudo dos algoritmos elementares de ordenação em memória primária. Projeto Projeto 2º GQ (Entrega 19/11/2012) Exercícios Resolvidos Frequência (vetores) Listas Lista 1 - Vetores (Entrega 01/03/2010) Lista 2 - Vetores (Entrega 08/03/2010) Lista 3 - Vetores (Entrega 08/03/2010) Lista 4 - String (aula prática) (Entrega 17/03/2010) Lista 5 - String (Entrega 22/03/2010) Lista 6 - Matrizes (Entrega 29/03/2010) Lista 7 - String 2 (Entrega 05/04/2010) Lista 8 - Pesquisa (Entrega 17/05/2010) Lista 9 - Matrizes 2 (Entrega 17/05/2010) Lista 10 - Registros (Entrega 10/05/2010) Lista 11 - Arquivos (sem entrega) Lista 12 - Arquivos (sem entrega) Aulas

Introdução à Programação I

Ementa Introdução à lógica de programação. Estudo dos conceitos básicos para o desenvolvimento de programas. Atividade Extra para Nota Atividade para 1ºGQ (Entrega 12/04/2015) Lista Extra Lista 1 (Entrega 08/04/2014) Listas Lista 1 (Entrega 12/02/2010) Lista 2 (Entrega 19/03/2010) Lista 3 (Entrega 22/03/2010) Lista 4 (Entrega 26/03/2010) Lista 5 (Entrega 31/03/2010) Lista 6 (Entrega 06/04/2010) Lista 7 (Entrega 03/05/2010) Lista 8 (Entrega 10/05/2010) Lista 9 (Entrega 17/05/2010) Lista 10 (Entrega 24/05/2010) Lista 11 (Entrega 24/05/2010) Códigos

Linguagem de Programação I

Ementa Histórico e evolução; Conceito de algoritmo; Exemplos;Linguagem de programação como ferramenta de desenvolvimento de software; Dado, variável, instrução e programa; Fundamentos de programação estruturada; Variáveis e constantes; Expressões; Estrutura de seleção; Estrutura de repetição; Subprogramas e segmentação; Exemplos de algoritmos estruturados; Fundamentos de linguagem Pascal; Identificadores; Constantes e literais; Atribuição; Entrada e saída de dados; Estrutura de programa Pascal; Estruturas de controle; Comandos de seleção e repetição; Declarações: formas e vantagens; Subprogramas: procedimentos e funções; Implementação e recursividade; Tipo de dados não-estruturados: primitivos e por enumeração; Tipos estruturados: vetores, registros, arquivos.

Banco de Dados II

Ementa A disciplina deve apresentar as técnicas para segurança e integridade de banco de dados; as técnicas para controle de concorrência e recuperação de banco de dados; as novas aplicações de banco de dados e os novos modelos de dados. Projeto Projeto para o 2º GQ (Entrega 14/11/2011) Atividades Extra-Classes Atividade 1 (Entrega 14/03/2012) Atividade 2 (Entrega 21/03/2012) Aulas Apresentação SQL Exercícios de SQL Procedimentos Armazenados Exemplos de Procedimentos Armazenados Gatilhos Exemplos de Gatilhos Revisão e Exercícios de SQL Transações Recuperação de Falhas Controle de Concorrência I Controle de Concorrência II Provas de Semestres Anteriores