Marcio Bueno

Iniciando no Visual C++ 2008 Express Edition

Para você começar a aprender uma linguagem de programação, é necessário utilizar um compilador para poder ir fazendo os exercícios, e assim aprender a lógica de programação. De preferência, o melhor é utilizar uma IDE (Integrated Development Environment), que na realidade é um ambiente completo para programação, onde além do compilador, você tem um editor de texto integrado com highlight para destacar os comandos reservados da linguagem e facilitar a leitura do código fonte, autocompletar, e inúmeros outros recursos.

Existem algumas IDEs populares gratuitas para Windows, mas aqui eu vou mostrar uma das melhores IDEs para desenvolvimento na minha opinião que é o Visual C++ 2008 Express Edition (utilizarei também neste post a abreviação VC++). Lógico que a versão completa desta ferramenta (o Visual Studio 2008) possui muitos mais recursos, porém não é gratuito, e para o iniciante é bem mais complicado começar a utilizá-lo, pois são tantas opções que o usuário possui para criar um simples projeto, que normalmente o iniciante fecha a aplicação e vai utilizar alguma outra mais fácil.

O primeiro passo é instalar o VC++, e para isto, basta ir entrar no site do Microsoft Visual Studio Express Edition e fazer o download do Visual C++ 2008 Express Edition. O download é pequeno, pois na realidade é um instalador online, isto é, você precisa estar conectado na Internet para fazer a instalação. Se você precisar instalar em um computador sem acesso à Internet, ou com Internet discada, é melhor realizar o download da versão offline, também disponível para download neste mesmo site. O único inconveniente é precisar gravar um DVD, pois você realiza o download do arquivo .ISO.

A instalação é simples, e basicamente é só ir pressionando Next e utilizar as opções padrões. Então, depois de instalá-lo, a primeira vez que você iniciar o programa, ele demorará um pouco para configurar o ambiente, nas próximas execuções o VC++ irá iniciar rapidamente.

Para ser possível compilar e executar qualquer código C ou C++ no VC++ é necessário a criação de um projeto. Para isto, você têm três opções diferentes: 1) clique em File –> New –> Project, 2) pressione o botão New Project (normalmente o primeiro botão à esquerda na barra de ferramentas), ou 3) utilize o atalho CTRL+SHIFT+N. Isto abrirá a caixa de diálogo New Project exibida na figura abaixo.

Visual C++ 2008 - Project New

Além do conceito de projeto, também existe o de solução (solution). Uma solução pode conter vários projetos, porém somente um fica marcado como projeto padrão, isto é, o projeto que será executado ao pressionar o botão Run. Neste exemplo, não vamos entrar em detalhes sobre este conceito, e portanto você pode desmarcar opção Create directory for solution.

Preencha as informações, de acordo com a figura acima, isto é, o nome do projeto é AloMundoAcentuado, selecione Win32 Console Application e você pode deixar a pasta padrão para o salvamento dos seus projetos que normalmente é MeusDocumentosVisual Studio 2008Projects.

ATENÇÃO! Este é um dos passos mais importantes para a criação de um novo projeto. Pressione Next no assistente de criação de projetos que irá abrir após você ter pressionado o botão OK, marque a opção Empty Project, e APENAS depois disto aperte o botão Finish.

Neste momento, você terá um projeto vazio, e para começar a digitar qualquer código é necessário criar um arquivo .c ou .cpp dependendo se você quer programar em C ou em C++. Para criar um novo arquivo dentro deste seu projeto, clique com o botão direito do mouse em cima do nome do seu projeto (AloMundoAcentuado que está em negrito), selecione a opção Add e depois clique em cima da opção New Item….

Nesta tela, selecione a opção C++ File (.cpp) e preencha o nome do arquivo, neste nosso exemplo, vamos dar o mesmo nome que o projeto só que iremos adicionar a extensão .c para criar um programa em C. O ambiente do VC++ e a caixa de diálogo já preenchida pode ser vista na próxima imagem.

Visual C++ 2008 - New Item

Agora vamos criar o nosso primeiro programa. Copie e cole o código abaixo no seu arquivo e depois execute-o apertando no botão Run, que é o botão com um triângulo verde igual ao dos DVD Players, ou então apertando a tecla F5.


#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main()
{
  system("color f0");
  system("chcp 1252 > nul");
  printf("Alô Mundo Acentudado!n");
  system("pause");
  return 0;
}

E provavelmente você verá uma tela com o texto Alô Mundo Acentuado!, porém o “o” acentuado não estará aparecendo corretamente. Para isto, você precisa alterar a fonte da sua janela de console. Para isto, selecione a opção Padrões do menu da janela do Prompt de Comando de acordo com a figura abaixo:

Padrões de Prompt de Comando

E agora mude para a fonte Lucida Console e para facilitar a leitura aumente o tamanho da fonte para um tamanho que lhe agrade, como na figura abaixo. Agora basta pressionar OK que o novo padrão de janelas de Prompt de Comando aceitarão acentuação.

Lucida Console no Prompt de Comando

Pronto! Agora você já tem uma IDE configurada e funcionando para aprender lógica de programação num ótimo ambiente.

Antes de terminar este post quero ainda dar mais duas dicas. A primeira é a seguinte: se você pressionar CTRL+F5 ao invés de F5 para executar o seu programa, não será necessário incluir o comando system("pause"); no final do seu programa, pois ele será adicionado automaticamente.

A segunda dica é sobre os comandos extras que inseri no código do Alô Mundo Acentuado!:

  • system("color f0"); serve para você não ter a tela preta do DOS, assim a tela ficará com letras pretas, num fundo branco, como no padrão das janelas Windows.
  • system("chcp 1252 > nul"); serve para mudar a codificação da janela do DOS para a utilizada pelo Windows, e fazendo que você possa utilizar caracteres acentuados ao criar um programa Console. O redirecionamento para nul (isso mesmo, apenas um “L”) é para não exibir a mensagem que você está alterando a codificação de página no início do seu programa.

Espero que tenham gostado das dicas, e qualquer dúvida é só comentar abaixo.

51 Responses

  1. Elthon
    Elthon 12 de agosto de 2009 at 23:12 |

    Tava ruim para criar essa primira página, mas ,graças a esse post, tudo ficou mais claro, principalmente uma novidade para mim, colocar acento em um programa em c, mas, isso só pode acontecer com o VS++?

    Parabêns.

    Reply
  2. José
    José 24 de setembro de 2009 at 22:01 |

    Parabens gostei das dicas já estava ficando preocupado por não conseguir rodar nem um programa.
    Valeu!

    Reply
  3. Adriano
    Adriano 30 de setembro de 2009 at 0:18 |

    muito bom..!!
    faltando o “#include ” no codigo demo nao?…
    para usar o ” system”..

    Reply
  4. Adriano
    Adriano 7 de outubro de 2009 at 23:42 |

    isso mesmo estou usando o “Visual C++ 2008 Express “.

    *sem o “stdlib.h” não funciona e retorna isto:
    “teste.cpp(156) : error C3861: ‘system’: identifier not found”
    *mais com o “stdlib.h”
    pega perfeito!

    Tem algo que não configurei no VS 2K8 ?

    Parabéns pelo conteúdo e feedback!!!

    Aguardo mais Artigos…

    Reply
  5. Sávio Victor
    Sávio Victor 5 de fevereiro de 2010 at 23:56 |

    E em relação ao site, por ser a primeira vez que eu o visito, achei muito interessante. Provavelmente facilitará muito nas dúvidas relacionadas aos futuros desenvolvimentos no curso.

    Parabéns!

    Reply
  6. diego aluno 704
    diego aluno 704 8 de fevereiro de 2010 at 11:25 |

    professor acabei de baixar o programa,mais depois de varias tentaqtivas nao consigo mexer e enteder nada
    eu estudei muito mais na pratica nao dá.

    Reply
  7. ricardo
    ricardo 18 de fevereiro de 2010 at 8:35 |

    olá….fiz tudo como o senhor explicou, mas no final não me abre a console, sabe me explicar porquê? o que tenho de mal?
    Obrigado desde já….

    Reply
  8. ricardo
    ricardo 18 de fevereiro de 2010 at 8:44 |

    quer dizer abre, mas quando pede para clicar num botão, eu clico e fecha a janela e não consigo depois editar o tipo de letra e isso como o senhor diz…
    Agradecia que quando puder me ajudasse 😛
    Ps: Obrigado pela ajuda, só consegui meter isto a funcionar com os seus conselhos.

    Reply
  9. ricardo
    ricardo 18 de fevereiro de 2010 at 9:04 |

    ah e só mais uma coisa, quando compilo aparece isto:
    warning C4013: ‘system’ undefined; assuming extern returning int
    1>Build log was saved at “file://c:UsersRicDocumentsVisual Studio 2008ProjectsAloMundoAcentuadoDebugBuildLog.htm”

    é para ignorar ou ?é que depois diz que é um warning, não um erro, e sendo assim é para ignorar?
    Peço desculpa o spam, mas vou ter C pela 1a vez na faculdade e quero já perceber alguma coisa disto 😉
    Obrigado

    Reply
  10. Sávio Victor
    Sávio Victor 2 de março de 2010 at 2:44 |

    Márcio, que tipo de biblioteca eu uso pra poder utilizar “π” ?

    Reply
  11. Calíope
    Calíope 10 de março de 2010 at 14:04 |

    Na minha janela não apareceu o acento, mesmo eu seguindo os passos, ela apenas mostra a mensagem:
    ” ‘chcp’ is not recognized as an internal or external command, operable programor batch file …”

    Reply
  12. RICARDO
    RICARDO 17 de março de 2010 at 14:28 |

    Boas professor, acontece-me uma coisa e talvez me possa explicar.
    Quando por exemplo quero colocar num printf o seguinte:
    printf(“introduza um Nº: “);
    O caracter º não me aparece no terminal…o que é que tenho de escrever para ele aparecer? Já agora, palavras com acentos também não aparecem…
    Obrigado desde já 🙂 e um grande abraço

    Reply
  13. Douglas Duffor
    Douglas Duffor 31 de março de 2010 at 1:30 |

    Caro Marcio eu aprendi C nos primeiros periodos da faculdade e estava “apanhando” para usar o VS++, isso me ajudou muito…

    Vou passar a acompanhar o blog.

    Abração e muito Obrigado

    Reply
  14. Douglas Duffor
    Douglas Duffor 31 de março de 2010 at 18:51 |

    Eu estou criando uma calculadora usando VS++ e usando “Windows forms Application” ja exclui o projeto várias vezes por que do nada não salva as alterações feitas no desing, ou então diz que não encontrou o executável.

    O que pode ser ?

    Att, Douglas Duffor

    Reply
  15. Diego
    Diego 10 de abril de 2010 at 10:30 |

    Professor, só uma dúvida estou com VCpp mas quando coloco pra compilar dá alguns errors e warnings, sendo que não aparece quais são, simplesmente não compila..

    Reply
  16. lukas
    lukas 18 de junho de 2010 at 11:16 |

    eu ñ entendi depois de prencher as informações igual a imagem

    Reply
  17. lukas
    lukas 18 de junho de 2010 at 11:19 |

    ñ da pra colocar em português?

    Reply
  18. Luiz Eduardo
    Luiz Eduardo 16 de outubro de 2010 at 1:29 |

    Programação de Software é a área mais interessante da Informática.. quero continuar sempre me aprofundando nessa área..

    Reply
  19. RC
    RC 1 de novembro de 2010 at 11:28 |

    Caro professor Marcio Bueno,

    Um grande abraço de Portugal, estava a desesperar para mudar a code page para aceitar caracteres portugueses! 🙂

    RC

    Reply
  20. Mari
    Mari 1 de dezembro de 2010 at 15:54 |

    Me ajudou muito!
    Costumo usar o codeblocks que é bem fácil de mecher, mas ele dá mto bug. Não tava conseguindo fazer nada no Visual, mto obrigada e parabéns pelo tutorial!Está ótimo!

    Reply
  21. wagner
    wagner 14 de agosto de 2011 at 23:19 |

    Obrigado, pelas dicas, nã entendo nada de Programação, comecei agora a fazer, análise de sistema e desenvolvimento de software, sem vou acompanha, suas informação.
    obrigado.
    Wagner

    Reply
  22. Adriano
    Adriano 18 de agosto de 2011 at 11:02 |

    Nossa, valeu mesmo se fosse fazer tudo sozinho nem depois da eternidade eu criaria alguma coisa.
    Muito bom seu post, ajudou.
    Obrigado!

    Reply
  23. Patricia Wanderley
    Patricia Wanderley 22 de setembro de 2011 at 15:31 |

    Professor, consegu8i sem difuculdades abrir o Studio 2008 seguindo o seu tutorial, em breve vou tentar com o 2010!
    Eu queria saber se é possivel explicar como criar a biblioteca em C e utilizá-la no visual studio, aindas tenho dificuldades.
    Parabéns pelo site =)

    Reply
  24. Rafael
    Rafael 24 de setembro de 2011 at 12:00 |

    Cara, não sei nada de programação, mas queria muito um programinha tipo caixa de dialogo no win XP pra agilizar o envio de mensagem através do cmd (net send) vc tem algum código ou algum pronto pra eu usar na minha empresa?

    Reply
  25. Etienne
    Etienne 10 de julho de 2012 at 10:12 |

    O “Visual C++ 2008 Express Edition” é gratuito para baixar e usar, mas vocês sabem se é permitido(legal) criar aplicações com ele para vender?

    Reply
  26. Vanderson
    Vanderson 14 de julho de 2012 at 20:01 |

    Gostei muito deu muito certo, mas eu queria saber onde fica o icone do app

    Reply
  27. Cláudio Baptista
    Cláudio Baptista 3 de setembro de 2012 at 18:55 |

    Márcio. Muito obrigado. Sua dica foi muito útil.
    Eu estou começando a aprender C++ e não estava conseguindo fazer com que a acentuação gráfica funcionasse.

    Obrigado e PARABÉNS !!!

    Reply
  28. Renato
    Renato 23 de outubro de 2012 at 6:56 |

    Eu instalei o “Visual C++ 2008 Express Edition” e estou tentando criar o executável de um programa que fiz em um curso. Ele reclama que não encontra o arquivo “nx.h”, este arquivo faz parte de uma biblioteca da nidia, instalada no computador. Como faço para indicar para indicar o Visual C++ o caminho para esta biblioteca?

    Reply
  29. Rodrigo
    Rodrigo 27 de outubro de 2012 at 22:50 |

    Olá poderia me passar um codigo funcional para eu fazer alguma calculadora ( a mais basica e simples que tiver) pra mim ir treinando de pouquinho

    Reply
  30. Thiago
    Thiago 6 de janeiro de 2013 at 18:00 |

    muito bom esse tutorial que você apresentou aqui.
    estava vendo uns do youtube só que os caras usavam visual c++ 2005 e como eu uso o 2010 tinha comandos la que nao funcionavam direito e o seu foi muito boem explicado e muito detalhado.
    continue assim

    Reply
  31. Kurama
    Kurama 8 de maio de 2013 at 16:27 |

    muito bom o poste, eu estou desesperado por uma IDE que funcione direito, eu to aprendendo a programar em C++, mas, eu não consegui encontrar nenhum IDE que funcionasse direito, aí, eu baixei o Visual C++, mas, eu não sei mexer nele, então, eu usei o pos para apreender os primeiros passos nele, meus parabens pelo post

    Reply
  32. edson
    edson 10 de junho de 2014 at 3:23 |

    to acostumado com o c++ mas não to conseguindo colocar meus codigos para rodar no Visual studio 2010 não e reconhecido como um comando interno externo ou arquivo em lotes. o que eu faço ? obrigado

    Reply

Leave a Reply