Iniciando no Visual C++ 2010 Express Edition (Video Tutorial)

A versão gratuita do Visual C++ da Microsoft está disponível em versão beta e dentro de alguns dias já deve sair a versão definitiva. Você pode fazer o download no site Microsoft Visual Studio 2010 Express.

Esta versão está muito melhor que as anteriores, pois o autocompletar foi melhorado e também existe agora um verificador de sintaxe automático enquanto você digita, portanto não é preciso mais compilar o código para saber se está tudo certo ou errado, basta olhar se tem alguma parte do seu código sublinhada em vermelho. Se tiver, é só parar o mouse por cima do sublinhado vermelho que será exibida uma mensagem informando o erro.

Uma das maiores dificuldades que os meus alunos sofrem é saber como começar a utilizar esta ferramenta, pois muitos já estavam acostumados com outras ferramentas mais simples e acham muito ruim ter que criar um projeto para compilar algo simples como um Alô Mundo!.

Para isto eu criei um tutorial de como criar e compilar um programa simples no Visual C++ 2010 Express. Este tutorial está dividido em duas partes: a primeira mostrando a criação de um programa simples e a segunda parte mostrando a criação de uma solução contendo vários projetos (algo que você faria ao criar uma lista de exercícios).

Tutorial de Visual C++ 2010 Express (Parte 1)

Tutorial de Visual C++ 2010 Express (Parte 2)