Criando uma Aplicação OpenGL com o Qt Creator

Ao se desenvolver uma aplicação OpenGL é preciso utilizar em conjunto alguma outra biblioteca para tratar de tarefas específicas como abrir uma janela e interagir com mouse e teclado. O problema é que normalmente estas outras bibliotecas são dependentes de sistema operacional.

Existem algumas alternativas para não ficar dependente de sistema operacional, das quais a mais conhecida é utilizar a GLUT, porém ela possui vários problemas. Dentre estes problemas, um dos piores é a necessidade de utilizar variáveis globais para criar a sua aplicação. Portanto, descartando a utilização da GLUT, uma outra abordagem é utilizar o framework Qt da Nokia.

Para contextualizar, será criada uma aplicação gráfica com OpenGL e Qt, onde a interface gráfica será criada utilizando o Qt Creator, que é uma IDE de código aberto que possui uma licença gratuita, inclusive para desenvolver aplicações comerciais.

A aplicação pode ser vista na figura abaixo e é bem simples. É basicamente um visualizador de polígonos, onde o usuário informa a quantidade de lados e o tamanho do raio através de dois sliders.

Aplicação OpenGL com Qt

Este tutorial está dividido em três partes e como ele foi gravado em 720p é recomendado que você selecione esta opção e visualize em tela cheia.

Tutorial de OpenGL com Qt Creator (Parte 1)

Tutorial de OpenGL com Qt Creator (Parte 2)

Tutorial de OpenGL com Qt Creator (Parte 3)

Você pode baixar o código fonte do Projeto OpenGL com Qt.

Atualização: Se você não estiver conseguindo compilar o código, tente dar um #include <GL/glu.h> ou #include <glu.h>

Espero que tenham gostado deste tutorial. Comentários são bem vindos!