Posts

A versão gratuita do Visual C++ da Microsoft está disponível em versão beta e dentro de alguns dias já deve sair a versão definitiva. Você pode fazer o download no site Microsoft Visual Studio 2010 Express. Esta versão está muito melhor que as anteriores, pois o autocompletar foi melhorado e também existe agora um verificador de sintaxe automático enquanto você digita, portanto não é preciso mais compilar o código para saber se está tudo certo ou errado, basta olhar se tem alguma parte do seu código sublinhada em vermelho.

CONTINUE LENDO

Ao se desenvolver uma aplicação OpenGL é preciso utilizar em conjunto alguma outra biblioteca para tratar de tarefas específicas como abrir uma janela e interagir com mouse e teclado. O problema é que normalmente estas outras bibliotecas são dependentes de sistema operacional. Existem algumas alternativas para não ficar dependente de sistema operacional, das quais a mais conhecida é utilizar a GLUT, porém ela possui vários problemas. Dentre estes problemas, um dos piores é a necessidade de utilizar variáveis globais para criar a sua aplicação.

CONTINUE LENDO

Há 9 anos eu comecei a ensinar em instituições de ensino superior. No primeiro semestre como professor de programação fui designado para duas turmas: uma de Java para alunos concluintes e outra de Pascal formada apenas por alunos reprovados na disciplina de Técnicas de Linguagens de Programação I. Pois é, duas turmas com perfis bem distintos. Eu tomei como desafio a turma de alunos reprovados, pois alguns já estavam fazendo a disciplina pela terceira vez.

CONTINUE LENDO

Para você começar a aprender uma linguagem de programação, é necessário utilizar um compilador para poder ir fazendo os exercícios, e assim aprender a lógica de programação. De preferência, o melhor é utilizar uma IDE (Integrated Development Environment), que na realidade é um ambiente completo para programação, onde além do compilador, você tem um editor de texto integrado com highlight para destacar os comandos reservados da linguagem e facilitar a leitura do código fonte, autocompletar, e inúmeros outros recursos.

CONTINUE LENDO

Uma das primeiras linguagens de programação orientada a objetos (oo) foi o Smalltalk, o grande diferencial entre Smalltalk e a maiorias das outras linguagens oo é que tudo na linguagens são objetos, inclusive if, while e for não são comandos, são métodos por mais incrível que isto pareça. A notação do Smalltalk é semelhante à escrita em inglês. Veja o código abaixo: Transcript clear. Transcript cr. Transcript show:‘Olá Mundo’. Transcript cr.

CONTINUE LENDO

O Dev-C++ é um ambiente de desenvolvimento em C++ muito utilizado por ser simples de usar e o seu pequeno tamanho (~13MB) em comparação com outras ferramentas como Visual C++ 2008, Netbeans ou Eclipse. Porém, um problema é que quando você instala o Dev-C++ com MinGW e GDB incluídos, você estará utilizando versões antigas das ferramentas e bibliotecas para C e C++. Para resolver isto, segue abaixo um passo a passo para instalar o Dev-C++ com novas versões das ferramentas e bibliotecas:

CONTINUE LENDO