Marcio Bueno

É difícil aprender uma linguagem de programação?

Há 9 anos eu comecei a ensinar em instituições de ensino superior. No primeiro semestre como professor de programação fui designado para duas turmas: uma de Java para alunos concluintes e outra de Pascal formada apenas por alunos reprovados na disciplina de Técnicas de Linguagens de Programação I. Pois é, duas turmas com perfis bem distintos.

Eu tomei como desafio a turma de alunos reprovados, pois alguns já estavam fazendo a disciplina pela terceira vez. O que eu implementei na época foi: uma aula na sala com assunto teórico e exercícios para serem feitos no caderno e a outra aula da semana era no laboratório para terminar de reforçar o assunto visto.

Essa idéia deu resultado, pois praticamente todos os alunos foram aprovados, infelizmente houve reprovação, pois tinha um aluno que assistia aula a cada 15 dias e outro que conheci no dia da primeira prova. Essa mesma metodologia apliquei para a turma de Java, que eram os concluintes da primeira turma deste curso, uma turma pequena, porém esforçada. O resultado desta turma foi muito gratificante, com 100% de aprovação.

Fiquei também muito feliz quando escutei do diretor que eu tinha conseguido um milagre, pois muitos alunos estavam elogiando um professor de linguagem de programação, algo realmente raro por ali.

Ao longo destes anos, ensinando diversas linguagens de programação e entrando em contato com os mais variados níveis de dificuldades e dúvidas, comecei a alimentar o sonho de desenvolver um curso capaz de atender e suprir as necessidades e lacunas por mim identificadas.

Finalmente o sonho da criação de cursos de linguagens de programação está se tornando realidade. E para estreiar, o primeiro curso a distância oferecido é o de C++ orientado a objetos.

Quero aproveitar para agradecer a todos os meus alunos que nestes 9 anos com seus feedbacks, críticas e incentivos me ajudaram a desenvolver e aprimorar a minha metodologia de ensino.

Muito obrigado e sucesso para todos,

62 Responses

  1. Tâmara
    Tâmara 12 de agosto de 2009 at 11:01 |

    Muito bom post, excelente saber que professores estão interessados em aprimorar a metodologia afim de melhorar a produtividade das aulas direcionando o ensino para cada turma. Também é interessante poder saber um pouco mais sobre a experiência de nove anos de sala de aula puderam lhe trazer hein professor? Sucesso!

    Reply
  2. alex jose silva
    alex jose silva 17 de agosto de 2009 at 21:25 |

    …Seria ótimo se o cuidado em construir e manter um ‘site’ com o material de aula fosse pre-requisito para toda universidade. Teriamos um grau elevado nas notas…

    Reply
  3. Marx Gentil
    Marx Gentil 19 de setembro de 2009 at 16:48 |

    É interessante este tópico, principalmente para quem programa em alguma linguagem e sabe dos desafios, acho que aprender uma linguagem vai se tornar fácil ou difícil dependendo da dedicação de quem quer aprender, sei também que cada pessoa tem uma raciocínio lógico diferente da outra e isso determina o tempo em que cada um vai levar para assimilar o que se lê. Parabéns professor pela iniciativa e sucesso com o seu projeto.

    Reply
  4. bruno
    bruno 9 de novembro de 2009 at 13:37 |

    Olá, estou começando a estudar programação e queria saber qual é a melhor linguagem para se aprender?
    C++, C#, Visual Basic, Delphi ou Java?
    Tenho muitos livros e tutoriais de cada um dessas linguagens mas não sei qual dela começar. Não quero saber sobre qual é a mais fácil de aprender e sim a menlhor, mais eficiente para desenvolver softwares como Photoshop e Autodesk Maya.

    Reply
  5. Bruno
    Bruno 11 de novembro de 2009 at 15:46 |

    Obrigado pele informação. Eu tenho o livro C++ como programar 3ª edição só que já tem a quinta aqui no brasil e nos Estados Unidos a 7ªedição já esta disponivel. Com a 3ª que tenho, seria ruim estudar com ela?Mudou muita coisa no C++
    de 2001 para 2009? Com a 3ª depois de estudada é possivel aprender
    as mudamças que vieram depois de 2001
    sem precisar comprar a 5ª que esta nas livrarias do brasil?

    Reply
  6. Bruno
    Bruno 11 de novembro de 2009 at 17:09 |

    Ah! Eu ia esquecendo! Tenho o livro tambem de Java como programar 6ª edição, e Delphi 7 completo, caso eu não embarque por enquanto ao C++ qual dessas duas voçê me indica? O livro do Delphi 7 é antigo até porque já tem Delphi 2009 certo? Por problemas de material didático mais atualizado voçê me indicaria o JAVA mesmo ou com Delphi 7 já é possivel aprender o 2009 facilmente sem recorrer a outros livros?

    por favor responda as minhas duas perguntas é muito importante!

    Reply
  7. Bruno
    Bruno 15 de novembro de 2009 at 16:26 |

    Olá, eu fiquei curioso para saber porque voçê prefere o Java do que o Delphi? O Java como linguagem é melhor? Programas feitos nele é mais eficientes do que no Delphi? Comprei um livro em pdf de Borland Delphi 8.NET curso completo por 30,00 em um site que achei na net via download não vou colocar o endereço por talvez não for permitido aqui. Mas este ainda pode ser considerado também muito antigo para estudo? Eu comprei por causa do baixo preço e por ele ter 1.377páginas.Ele foi lançado em 2004. Quando voçê disse: “(os recursos estão disponíveis no Java, mas dá mais trabalho fazer algumas coisas…).” Isso vale mesmo usando uma IDE como NetBeans?
    Usando este IDE, as mesmas facilidades do ambiente Delphi não são possiveis ainda?

    Reply
  8. Pedro Augusto
    Pedro Augusto 24 de novembro de 2009 at 12:46 |

    Parabéns professor. Fui seu aluno e sei como é fácil de aprender nas suas aulas. Abraços e continue assim.

    Reply
  9. Emmanuel Monteiro
    Emmanuel Monteiro 19 de março de 2010 at 13:45 |

    Marcio, eu posso dizer que o pouco que eu sei de Java foi graças ao seu empenho e esforço nas aulas, obrigado!

    Reply
  10. tatiane
    tatiane 21 de abril de 2010 at 20:58 |

    ola professor lendo seu esclarecimento acima deu pra perceber que tu foi um excelente professor
    eu faço informatica tenho linguagem de programaça estou no 3 ano do ensino medio
    pra falar a verdad nunca entendi linguagem de programaçao
    gostaria muito de pedir sua ajuda
    se puder entrar em contato para me ajudar ficarei muito grata a ti…
    grande abraço

    Reply
  11. João
    João 22 de agosto de 2010 at 11:47 |

    Bom post! professor, queria saber uma opinião sua. Hoje em dia existem várias linguagens de programação e gostaria saber do senhor, quais seriam as linguagens que você escolheria pra o mercado de trabalho atual…ainda não tenho muita certeza a área que eu seguiria….o que eu sei de programação é C, java, e um pouco de C#..

    Reply
  12. Antonio Carlos
    Antonio Carlos 27 de setembro de 2010 at 18:21 |

    Prof. lendo o seu post, fiquei mais estimulado a aprender programação. Eu estou estudando sozinho, tenho pouco material e nenhuma experiencia com programação. Tenho o Delphi 7 e a linguagem POO me parece facil, mas estou tenho dificuldades em assimilar muita coisa. Se for possivel gostaria que o sr me desse algumas dicas para poder começar neste mundo que me facina.
    Um abraço!

    Reply
  13. Antonio Carlos
    Antonio Carlos 5 de outubro de 2010 at 9:35 |

    Obrigado Profº pela dica, irei segui-la. Um abraço!!

    Reply
  14. Elton
    Elton 7 de outubro de 2010 at 3:57 |

    Marcio, sempre tive interesse em aprender linguagens de computador, mas não sei como começar a aprender e nem pra onde vai. Achei sua pagina por acaso, e lendo os posts, acho que vc pode me dar uma ajuda danada. Do que eu preciso para aprender programação? Como/Onde posso conseguir materiais? Não tenho conhecimento nenhum na área, mas acredito que posso me tornar um bom profissional na area, pois me dedico muito nas coisas em que me interesso. Pode me dar uma força, por favor?? Vi que os seus alunos o elogiam muito, então deve ser realmente bom no que faz… Obg.

    Reply
  15. Pedro Teixeira
    Pedro Teixeira 17 de novembro de 2010 at 17:00 |

    Marcio,

    Fiz minha inscrição no seu curso de lógica de programação via web, pois tenho muito vontade em aprender a programar.
    Sou dedicado, mas preciso de uma orientação para continuar meu aprendizado.

    Conto com sua ajuda.

    Reply
  16. Alessandro
    Alessandro 16 de janeiro de 2011 at 21:05 |

    Marcio, boa noite! Estou partindo do zero com o objetivo de desenvolver app’s para iphone/ipad. Pelo que pesquiser, acho que o caminho das pedras seria o seguinte: Lógica de Programação -> Linguagem C -> Linguagem Objective C -> Kit de desenvolvimento da Apple(SDK/XCode/Cocoa). Você concorda? De maneira isenta, o seu curso de Lógica com Linguagem C me coloca nesse caminho? Obrigado!!!

    Reply
  17. Maria Ligia
    Maria Ligia 5 de abril de 2011 at 20:01 |

    B. noite!
    Estou no 3º termo de analise de sistemas na Fatec e muita dificuldade em programação, até entendo mas numa situação-problema não consigo desenvolver um programa.
    Vi o artigo acima e achei superinteressante! Pena que nem todos os professores ou universidades investem dessa forma.
    Preciso de sua ajuda… como pode me ajudar!
    Obrigada!

    Reply
  18. Thales
    Thales 9 de abril de 2011 at 1:25 |

    Olá,

    Gostaria de iniciar meu aprendizado na programação na linguagem python, porém gostaria primeiro de estudar lógica de programação para ter uma base solidificada, o que você acha?

    Gostaria que você me enviasse a ementa do curso para o meu e-mail.

    Obrigado :)

    Reply
  19. Igor Elias
    Igor Elias 29 de junho de 2011 at 16:54 |

    eu sempre quis um dia desenvolver meu próprio site, faz muito tempo que procuro entender essas linguagens, mais é bem com-
    plicado, eu não vejo a hora de terminar meus estudos e ir á uma
    faculdade, valeu por nos ajudar com esses curso online Marcio Bueno.

    Reply
  20. darrelde
    darrelde 6 de julho de 2011 at 6:17 |

    eu a muito tempo que me dedico au rpg maker já esprementei o vx o xp e até o 2003 mas estou a presisar de aprender a usar o delphi 7 mas para min não persebo nada já procurei tutoriais mas não emcontro nada de jeito porfavor alguem podia ajudarme.

    Reply
  21. darrelde
    darrelde 6 de julho de 2011 at 6:21 |

    porfavor estou desesperado ja temtai todos os makers ja temtem perseber o delphi ja procurei tutoriais

    Reply
  22. darrelde
    darrelde 7 de julho de 2011 at 12:40 |

    eu disse que ja duminava o rpg maker mas agora quero aprender delphi 7

    Reply
  23. darrelde
    darrelde 7 de julho de 2011 at 12:43 |

    eu estava pedindo ajuda para aprender a usar o delphi

    Reply
  24. darrelde
    darrelde 7 de julho de 2011 at 12:47 |

    eu gostava e aprender a fazer desdo zero au 3d eu esforsome por aprender e sou muito dedicado se alguem me conseguise arranjar um tutorial que esplicasse tudo era o ideal porfavor se emcomtrarem mandem-me o link

    Reply
  25. darrelde
    darrelde 7 de julho de 2011 at 12:48 |

    porfavor arranjem me tutorial completo do delphi

    Reply
  26. Diogo.Ufrgs
    Diogo.Ufrgs 5 de agosto de 2011 at 16:28 |

    Olá professor, faço Eng. de Controle e Automação e fiquei muito interessado nos seus cursos, mas estou com muitas dúvidas em qual linguagem começar a me focar (C, C++, Visual Basic, Java, etc). No curso nós já tivemos uma cadeira de programação em C, uma outra bem básica de programação orientada a objetos em Java, além de programação de microcontroladores em assembler, sendo que mais adiante também trabalharemos com programação de CLP’s. Acho que no meu caso seria interessante aprender bem linguagem C e C++, tendo em vista que muitos microcontroladores aceitam essas linguagens de programação. Se o senhor puder me ajudar a respeito e me dar algumas dicas, ficarei grato. Fico no aguardo do e-mail. Grande abraço

    Reply
  27. EDUARDO FRANKLIN
    EDUARDO FRANKLIN 19 de outubro de 2011 at 20:33 |

    MUITO BOM MUITO BOM VOU RECOMENDAR AO MEU PROFESSOR O CARA É FERA MAIS ACHO QUE SUA METODOLOGIA DE ENSINO NÃO TA FUNCIONANDO COM ALGUMAS PESSOAS DA TURMA.

    Reply
  28. eduardo
    eduardo 3 de dezembro de 2011 at 23:04 |

    eu só tenho13 anos gostei do que eu vi aqui eu ainda não consegui aprender mais com esse site deu para entender oque é linguagem de programação.obrigado

    Reply
  29. Jeniffer
    Jeniffer 3 de maio de 2012 at 0:55 |

    Em que area exatamente um Programador atua?

    Reply
  30. Roberto
    Roberto 31 de maio de 2012 at 18:23 |

    Bom, vim de outro estado, meu curso era Sistema de inf. e mudei para Ciencia da Comp. pq nao havia este curso disponivel. Senti muita dificuldade pq antes eu estava nas teorias e no curso novo ja haviam no 2 ano feito qse todas as programações.
    Meu pai pagava o curso e pedi para trancar e fazer um curso de programação. Ele nao aceitou..
    Ou seja perdi tudo

    Reply
  31. Edgar Leite Vieira
    Edgar Leite Vieira 12 de outubro de 2012 at 17:29 |

    Olá,
    Eu estou começando agora na faculdade de Ciência da Computação e estou tendo dificuldade de aprender a progamar na linguagem c, eu adoro ver como são por de trás das cortinas um progama , estou me esforçando ao máximo para aprender mas meu professor não ajuda muito , e quando eu olho um progamador fazendo um progama em c fico assustado com que vejo tamanha a complexidade , gostaria de sua opinião , sera que com muito estudo vou aprender também ou esta de progamador é só pra quem tem talento de berço ?
    Mais uma coisa , adorei seu interesse para aprimorar seu método de ensino , queria ter um professor assim …
    Grande abraço..

    Reply
  32. Luiz Fernando Leitão
    Luiz Fernando Leitão 30 de novembro de 2012 at 11:26 |

    Qual é a quantidade ideal de horas por dia para se estudar bem programação?

    Reply
  33. Washington
    Washington 7 de março de 2013 at 10:54 |

    Não é minha intenção desrespeitar quem quer que seja, mas vou dizer meu ponto de vista:
    Programação, programar é muito difícil, mas vejo que muitas pessoas da área não admitem. Se baseiam na própria aptidão e gosto.
    É como professor de matemática: a maioria das pessoas sente dificuldade em aprender, mas nenhum professor diz: “realmente, matemática não é pra qualquer um. É muito complicada”.

    Estudei lógica de programação durante 1 ano. Havia dois estudantes na monitoria da faculdade, e não tinham nem mesmo paciência pra explicar. Quando percebiam que um exercício era “muito fácil”(só se for pra eles), começavam a insistir: “mas vc não está vendo? Pensa mais um pouco”.
    E eu pensava, mas o que adianta pensar, se não se entendeu a lógica?

    Lógica de programação é muito fácil até o “if” e “for”. Quando começa o assunto de “repeat”, começa também a confusão mental. Matrizes e registros já dão um nó na cabeça. Pra complicar mais um pouco, os exercícios sempre envolvem matemática.
    Sim, pudera, pois ciência da computação faz parte das exatas.

    Acho que adquiri trauma de programação. Pra mim é muito difícil aprender sozinho, com livros. Tentei aprender javascript pra fazer algo interessante, que me motivasse, e pedi ajuda em fóruns na internet. Quase sempre as respostas obtidas eram incompletas, nem um pouco didáticas.
    Volto ao exemplo dos professores de matemática. Por exemplo, no meio de uma explicação eles dizem: “isso aqui dá 87. Agora, multiplicando…”. E eu me pergunto: Como assim? Nem me mostrou como chegou a esse resultado e já afirma que dá 87?
    Ou seja, eles presumem que a gente já tem suas mesmas habilidades.

    Muitas vezes perguntei na internet como fazer um script pra tal coisa.
    Resposta: vc tem que estudar ou pedir pra alguém fazer.
    Vejamos: 1)se fosse pra receber essa resposta, eu não estaria perguntando.
    2) A resposta genérica “vá estudar” não ajuda em nada. É bom aprender com exemplos interessantes, com algo que vai me servir. Se perguntei como fazer tal script, já seria uma oportunidade de estudo.
    3)alguém fazer? Dou um prêmio a quem fizer um script pra mim. Só encontro programadores egoístas.
    4) seria mais interessante receber um passo a passo.

    Enfim, a internet, que deveria ser uma fonte de conhecimento, sobretudo na área de programação, ironicamente nunca me serviu pra avançar no estudo de lógica.

    As pessoas veem a internet só pra passar tempo postando bobagem no facebook e no twitter. Não é isso que faz sucesso? Educação mesmo, cultura, poucos aqui gostam.

    Reply
  34. Adriano Barros da Silva
    Adriano Barros da Silva 17 de março de 2013 at 18:51 |

    Olá Professor, adorei e queria te dar os parabéns por tudo.

    Minha Dúvida é : Farei um Curso ( Faculfdade ), de Redes de Computadores.

    E na grade, existem as matérias, Progração I e II.. Lógica de Programação, entre outras.

    Só que eu não programo.. não sei programar ainda! Quero aprender muito.

    No Curso de Redes, eu vou precisar tanto assim, programar, igual a um programador? acho q não né?!

    É Issso! Obrigado, espero que me responda. Um Abraço !

    Reply
  35. Matheus Henrique
    Matheus Henrique 29 de agosto de 2013 at 22:18 |

    Olá,gostaria de saber se você tem aulas sobre Linguagens C/C++ sem ser orientado por objeto

    Reply

Leave a Reply